Sem Categoria

Terapia de Casal

O que é a Terapia de Casal?

A Terapia de Casal é um modalidade de intervenção psicológica vocacionada para os casais solucionarem os seus problemas e conflitos quando tal se revela difícil recorrendo apenas aos seus próprios recursos. Trata-se de ambos os elementos do casal se sentarem com um profissional especializado para discutirem os seus problemas e divergências, assim como os pensamentos e sentimentos despoletados por essa situação. A comunicação é particularmente focada, aprimorada e promovida.

Como é que a Terapia de Casal pode ajudar a vossa relação?

  1. Promove a comunicação. A comunicação é um dos elementos nucleares de todos os relacionamentos, da cumplicidade e da intimidade. Frequentemente, os casais precisam de ajuda para (re)aprender a comunicar de forma mais transparente, sincera, empática, apoiante e interessada, não hostil, nem sarcástica ou crítica.
  2. Ensina o casal a parar com o “jogo de culpabilização”, olhando para a relação de forma mais objectiva e realista. É frequente os casais em conflito ficarem imersos em emoções intensas e negativas, perdendo o pé das causas factuais quer dos conflitos como do que os mantém unidos.
  3. Estimula a mudança dos comportamentos disfuncionais. Para ser efectiva, a Terapia de Casal tem de envolver ambos os elementos do casal e assegurar que ambos estão empenhados em colocar a mudança em prática e, antes de mais, parar a escalada de conflito.
  1. Promove a diminuição do evitamento emocional. É frequente os casais procurarem terapia porque, aos poucos, se instalou o silêncio e o distanciamento entre eles. Isto acontece porque, quase sem dar por isso, vai preponderando o medo de partilhar sentimentos e pensamentos negativos com o outro, por receio de perdê-lo, de sobrecarregá-lo, de expor fragilidades. Muitos casais precisam de ajuda para aprender a partilhar as suas incertezas e a necessidade, tão humana, de colo.
  2. Promove as forças do casal. Todos os casais têm os seus pontos fortes, traços de resiliência que fazem a sua identidade, mas são facilmente ignorados quando os problemas assumem a dominância do quotidiano. A Terapia de Casal também “obriga” o casal a olhar para dentro, para o que tem de bom, para o que lhe dá prazer, para o que aprecia, para os momentos de comunhão. Não numa perspectiva prescritiva, mas numa perspectiva do casal ser o que é: autónomo, único, com os seus desafios e pontos fortes únicos.

Apesar dos problemas – inevitáveis em qualquer relação, seja ela de que natureza for – as relações são reparáveis.

The following two tabs change content below.
Avatar

Off On

Avatar

Latest posts by Off On (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *