Desde muito cedo que os jovens são incentivados a pensar no seu futuro profissional. “O que queres ser quando fores grande?” É uma pergunta que é exemplo disso mesmo. E perante a ausência de resposta, gera-se a ansiedade sentida pelo/a jovem como se refletisse o seu receio de não saber o que quer para o futuro.
Deverei seguir uma área do meu interesse ou uma área com maior empregabilidade ou prestígio?
As opções são muitas e as dúvidas e incertezas múltiplas, a tomada de decisão relativamente ao futuro profissional por vezes é uma questão difícil de gerir.
O processo de Orientação Vocacional é composto por provas de análise específicas, no que respeita aos interesses do/a jovem, às suas aptidões, características de personalidade e valores profissionais.
A Orientação Vocacional propõe ajudar os jovens a tomarem decisões sobre a sua futura atividade profissional, com base nos seus interesses, capacidades e oportunidades atuais do mercado de trabalho.
Pretende-se orientar e apoiar o/a jovem a encontrar as opções, os caminhos que lhe permitam dar o melhor de si e desenvolver todas as suas potencialidades!