Equipa

Mariana Paterna Dias

Licenciada em Psicologia na área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, realizou Mestrado em Educação e Formação de Adultos na mesma instituição.

É membro certificado enquanto Global Career Development Facilitator (GCDF) pelo Center for Credentialing & Education. Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Carreira, tendo uma ampla experiência e formação nesta área.

Formadora, certificada pelo IEFP, tendo larga experiência formativa no âmbito da gestão comportamental.

Participações e Publicações Científicas em Desenvolvimento Vocacional e Acompanhamento e Gestão de Carreira.

Experiência e prática clínica desde 2006.

Mónica Nogueira Soares PhD

Psicóloga, mediadora escolar e familiar com mais de 13 anos de experiência na área da educação. Concilia na sua atividade as diferentes áreas de especialização, no sentido da criação de condições para a promoção de aprendizagens formais e informais de estratégias de autonomia, de desenvolvimento e de crescimento nas formas de pensar, ser e agir dos diversos intervenientes (crianças e jovens, famílias e docentes).
É doutorada em psicologia com uma investigação na área da conflitualidade e violência em contexto escolar. Licenciada e mestre (pré-Bolonha) em Psicologia pela Universidade do Porto. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, sendo reconhecida pela mesma como Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-graduada em Psicologia nos Centros de Saúde e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Possui certificações internacionais em Kids e Teen Coaching, tendo realizado uma formação de Profiler – Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental. Tem também diversas formações na área de formação e educação parental, estando certificada para o desenvolvimento de programas de educação parental nacionais e internacionais.
Atua desde 2006 em contexto escolar e formativo. É coordenadora e mentora do projeto de mediação escolar “Mediação de Conflitos – Por uma nova Cultura de Convivência”. É mediadora de conflitos certificada pelos critérios do Qualifying Assessment Program do International Mediation Institute na área familiar e escolar, tendo uma ampla experiência e formação nestas áreas. Está inscrita na lista de Mediadores de Conflitos Privados da Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça e é orientadora e supervisora de estágios em mediação de conflitos e em psicologia. Enquanto formadora, certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e pela Direção Geral da Administração Escolar, tem lecionado diversas formações para docentes e outros públicos-alvo no âmbito da psicologia, das competências relacionais, da gestão e mediação de conflitos. Colaborou com a rubrica “Por uma nova cultura de convivência” no blog de educação ComRegras. Autora do livro “Educação para a Convivência na Escola”

Cátia Rocha

Licenciada em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com pós graduação em tratamentos clínicos empiricamente validados pelo Colegio Universitário de Altos Estudos. Realizou mestrado em Psicologia Clínica na Escola de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Especialização em abnormal psychology pela Universidade de Harvard, encontrando-se a terminar o Masters in Science, MSc, em Neuroscience of Mental Health na King’s College London.
Membro efectivo da ordem dos psicólogos com especialização em Psicoterapia na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas.
Tem desenvolvido a carreira ao nível das consultas de Psicologia Clínica e Psicoterapia, docência universitária e coordenação de projectos de âmbito social/comunitário.

Maria João Guimarães

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Pós-Graduada em Neuropsicologia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, com experiência profissional em recursos humanos, nas áreas de recrutamento e seleção, análise e descrição de funções, avaliação de desempenho e formação. Especialista em recrutamento no setor das tecnologias da informação.
A par da prática em recursos humanos, tem desenvolvido a sua carreira ao nível da psicologia em contexto escolar, tendo experiência consolidada em intervenção psicológica direcionada a crianças e jovens, assim como em gestão de projetos educativos a nível concelhio. 

Sofia Rodrigues

Doutoramento em Psicologia na área de Orientação Vocacional ao Longo da Vida;
Licenciatura e Mestrado na área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos com equivalência à psicologia clínica

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, de cédula profissional nº 010306 com Especialidade em Educação, Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, Psicologia Comunitária e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.
Experiência na área escolar com crianças e jovens, trabalho social, gestão de projetos, gravidez e primeira infância, desenvolvimento pessoal, vocacional, social, crítico e criativo de jovens e adultos e consultoria.

Participações e Publicações Científicas em Temas como: Arte Cinematográfica, Psicologia  e Orientação Vocacional;  Controlo Sociopolítico para adolescentes: Consciência Crítica e Empoderamento.

Corina Salvador

Licenciada em Psicologia na área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde concluiu a sua Especialização em Psicoterapia de Casal e Saúde Sexual

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a cédula profissional n.º 5230. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação, tendo igualmente reconhecidas as especialidades avançadas de Sexologia e de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira pela OPP.

Pós-Graduada em Terapia Sexual.

Com vasta experiência clínica, as suas principais áreas de intervenção são as perturbações emocionais, da ansiedade, da disposição e do comportamento alimentar, o apoio ao processo de luto, a adaptação às transições desenvolvimentais e aos acontecimentos de vida, perturbações psicossomáticas, depressão, compulsões, fobias, a terapia de casal, sexual e familiar, reorganização pessoal pós-traumática, gestão do stress, pânico, a inserção social, os comportamentos aditivos e dependências e as problemáticas relacionais, a consultoria/aconselhamento parental perturbações do sono, problemas comportamentais na infância, a orientação vocacional e a avaliação psicológica.

O seu interesse pelas questões da sexualidade, relações de intimidade, identidade e cidadania levou-a a aprofundar conhecimentos nas áreas da terapia sexual e de casal e da intervenção com população LGBTQI+.