Superação de problemas pessoais para melhoria da produtividade organizacional!
A sensação de adaptação e qualidade de vida são fundamentais para que os profissionais estejam motivados e produtivos, com foco nos objectivos profissionais.
O EAP (Programa de Assistência ao Colaborador) foi concebido para ajudar os colaboradores a enfrentarem dificuldades pessoais e alcançarem etapas fundamentais do sucesso profissional.
Epidemia global: é assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o stress, uma doença que atinge mais de 90% da população do mundo.
O acompanhamento desenvolvido pelo EAP proporciona em curto espaço de tempo o aumento do rendimento e a melhoria do desempenho dos colaboradores.
O que é o EAP?
O Employee Assistance Program / Programa de Assistência ao Colaborador é um programa de curta duração que ajuda os colaboradores a enfrentarem e superarem problemas pessoais, familiares, de stress, de comportamentos aditivos ou de saúde psicológica, que perturbam o desempenho organizacional.
O EAP também dá uma resposta eficaz para as situações de crise, permitindo que os colaboradores enfrentem perturbações originadas por situações inesperadas, com a possibilidade de intervenção urgente, como o luto, os acidentes ou as situações críticas de trabalho.
Além disso, é um elemento sinalizador que ajuda a identificar as dificuldades existentes numa equipa, bem como dá indicações para gestores de equipa e directores saberem reconhecer e gerir situações com colaboradores que precisam de ajuda.
Como se desenvolve o EAP?
O EAP diz respeito a um programa que interpreta o trabalhador numa visão holística. Assim, personifica um trabalho voluntário, cujo primeiro passo é dado no contexto de trabalho numa lógica assente na confidencialidade e respeito pelas normas éticas.
Este programa abrange um vasto conjunto de problemáticas que podem afectar a saúde mental e sensação de bem-estar dos colaboradores, tais como problemas relacionados com comportamentos aditivos, stress, luto e problemas pessoais/familiares.
Ao nível das questões relacionadas com o contexto de trabalho, esta intervenção é focada na resolução dos problemas e tem como objectivo mostrar a importância da conciliação da vida pessoal com o trabalho, para além de traçar metas para que o colaborador supere estes desafios. O trabalho pode desenvolvido em conjugação com os supervisores para identificar pontos a melhorar e soluções, bem como possibilitar mudanças organizacionais e gestão de carreira.
Como são as sessões EAP?
As sessões podem ser configuradas de diversas formas, englobando ou não o contexto profissional.
Preferencialmente, o trabalhador é atendido num contexto terapêutico independente do ambiente profissional, possibilitando um maior envolvimento no processo.
Todo o processo é realizado garantindo a confidencialidade e a privacidade dos termos e dos colaboradores que recorrem ao EAP.
Para quem é aconselhado?
O EAP é aconselhado para os colaboradores que estão a experienciar situações e/ou eventos pessoais que afectam a sua produtividade e a sua vida profissional.
Quais as principais questões a enfrentar?
- Gestão de stress e pressão laboral
- Desmotivação no contexto de trabalho.
- Conflito no contexto profissional.
- Problemas de comunicação no seio da equipa ou com superiores hierárquicos. • Relações familiares
- Mobilidade geográfica
- Ansiedade e quadros depressivos
- Comportamentos aditivos
- Luto e perda
- Entre outros.
Quais os benefícios para o colaborador?
- Receber aconselhamento profissional e confidencial para si e, eventualmente, para os seus familiares;
- Enfrentar situações de stress no dia-a-dia e stress laboral;
- Identificar padrões de comportamento que afectam o seu bem-estar;
- Saber antecipar-se a crises e a situações problemáticas;
- Prevenir situações de conflito e de mau estar emocional;
- Estruturar um programa de superação para vencer os obstáculos identificados e separá- los do ambiente de trabalho;
- Tornar-se um colaborador mais motivado e focado nas actividades organizacionais.
Quais os benefícios para a empresa?
- Promover a conciliação da vida pessoal dos colaboradores com o trabalho em prol da eficácia profissional;
- Facultar um ambiente mais propício para os colaboradores se sentirem motivados e confortáveis;
- Ter equipas com menos rotatividade e colaboradores mais comprometidos com a empresa;
- Ter colaboradores com menos faltas e menos queixas clínicas, pois o stress, quando acumulado, evidencia-se na saúde física;
- Formar os directores e os supervisores com noções sobre a gestão de colaboradores com dificuldades pessoais prejudiciais à produtividade;
- Receber avaliações sumárias sobre o estado psicológico do colaborador para o desenvolvimento das suas funções, com a premissa da confidencialidade assegurada.
Como promover internamente o EAP?
- Fazer chegar a informação sobre o serviço de EAP e a sua confidencialidade;
- Consciencializar os colaboradores e as chefias para a prevenção ao stress;
- Consciencializar os colaboradores e as chefias sobre a importância de tratar os assuntos de foro psicológico com o máximo respeito e descrição;
- Estabelecer a confiança através de profissionais experientes e de meios de acesso ao Programa;
- Mostrar exemplos de como um programa de curta duração pode efectivamente ajudar o colaborador a conciliar seus problemas pessoais com a vida profissional.