Consulta Psicológica CriançasConsulta Psicológica Jovens e Adultos

Dia Mundial de Combate ao Bullying

Neste Dia Mundial de Combate ao Bullying (20 de outubro) vale a pena refletir sobre a frequência com que ouvimos crianças e adultos a justificar comportamentos e discursos de afronta, ofensa ou agressividade, argumentando que se tratou de uma “brincadeira”.
Como é possível pensarmos que um comportamento que humilha, ofende, entristece ou agride alguém se trata de uma brincadeira?!
Há urgência em ensinar e fomentar a empatia junto dos mais pequenos para que consigamos efetivamente prevenir o bullying em todas as suas formas, tanto na escola como fora dela e formarmos adultos tolerantes e cooperantes.
Conte connosco para este objetivo. Quer saber como? Fale connosco!

The following two tabs change content below.
Monica Nogueira Soares

Monica Nogueira Soares

Doutorada em Psicologia na área da conflitualidade e violência em contexto escolar. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-graduada em Psicologia nos Centros de Saúde e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. É mediadora de conflitos certificada pelos critérios do Qualifying Assessment Program do International Mediation Institute na área familiar e escolar, tendo uma ampla experiência e formação nestas áreas. É colaboradora do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, sendo também docente convidada em outras universidades públicas e privadas. Está inscrita na lista de Mediadores de Conflitos Privados da Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça e é orientadora e supervisora de estágios em mediação de conflitos e em Psicologia. Enquanto formadora, certificada pelo IEFP, pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e pela Direção Geral da Administração Escolar, tem lecionado diversas formações para docentes e outros públicos-alvo no âmbito das competências relacionais, da gestão e mediação de conflitos. Possui cursos de especialização em perturbações do comportamento alimentar e em mediação familiar. Atua desde 2006 em contexto escolar e formativo, assumindo a coordenação de projectos de mediação escolar.
Monica Nogueira Soares

Latest posts by Monica Nogueira Soares (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *