Consulta Psicológica CriançasConsulta Psicológica Jovens e AdultosMediação de Conflitos

Dia Mundial da Resolução de Conflitos

Assinalanto o Dia Mundial da Resolução de Conflitos falamos sobre um método de resolução dos mesmos.

O conceito de mediação não é de fácil definição, muito pela aplicação do termo em diversos contextos (Six, 2003; Torremorell, 2008).

A mediação é um método de resolução de conflitos em que duas partes em confronto recorrem, voluntariamente, a uma terceira pessoa imparcial, o mediador, a fim de chegarem a um acordo satisfatório (Torrego, 2003). Trata-se de um método alternativo, uma vez que é extrajudicial ou diferente das alternativas judiciais ou convencionais de resolução de conflitos, e é criativo porque promove a procura de soluções que satisfaçam as necessidades das partes e não se restringe ao que a lei impõe (Torrego, 2004).

A solução para o conflito é encontrada através da negociação e implica a decisão dos implicados no processo conflituoso.


Vale a pena conhecer as diferentes áreas de atuação da mediação: a mediação familiar, a mediação escolar, a mediação penal, a mediação laboral, a mediação civil, a mediação na saúde, a mediação intercultural, a mediação social

Ficou curioso/a? Quer mais informação? Fale connosco!

The following two tabs change content below.
Mariana Paterna

Mariana Paterna

A realizar Doutoramento. Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em Consulta Psicológica de Jovens e Adultos. Experiência e prática clínica desde 2006. Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Carreira, tendo uma ampla experiência e formação nesta área. É membro certificado GCDF (Global Career Development Facilitator) pelo Center for Credentialing & Education.
Mariana Paterna

Latest posts by Mariana Paterna (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *