Orientação Vocacional e Profissional ao Longo da VidaRecursos Humanos, Empresas e Organizações

Colaboradores mais motivados produzem mais

⚡️RECRUTAMENTO ⚡️

Os processos de recrutamento e de seleção de pessoal, quando feitos por profissionais, ajudam no enquadramento do candidato nas funções e atividades que este vai desempenhar no seio da empresa. Para as PME isto é essencial: aumenta a sua rentabilidade e promove o desenvolvimento da organização.

Há uma série de ações que podem ajudar a aperfeiçoar este outcome: desde a formação na área comportamental à gestão de conflitos, até à liderança de equipas. Todo este processo formativo adaptado às necessidades das empresas ajuda a criar boas culturas organizacionais que promovam a produtividade laboral.

Para criar uma boa cultural laboral na sua PME, é importante reter alguns conselhos.

Realize processos formativos com objetivos que potencializem o desenvolvimento do indivíduo e da organização.

Desenhe os processos formativos tendo em conta as experiências dos indivíduos e não desvalorize a singularidade de cada um. Com uma abordagem profissional que mistura gestão de RH, Psicologia e Formação, pretende-se oferecer um espectro de ideias, ferramentas, instrumentos e experiências que motivem e inspirem todos aqueles que acreditam que pessoas felizes fazem mais, melhor e durante mais tempo.

Pretende-se que cada indivíduo realize reflexões que, intencionalmente, levam a potenciar o empowerment de cada um, traduzindo-se naturalmente na promoção do empowerment da organização. colaboradores mais motivados produzem mais.

Acreditamos que quando um líder sabe lidar possuindo boas competências na gestão de pessoas, consegue despertar nos outros aquilo que de melhor têm.

Por outro lado ao nível do recrutamento defendemos que quando se contratam indivíduos em sintonia com a cultura da empresa e com as competências certas, obtêm-se melhores resultados.

Quando existe uma comunicação organizacional consistente, clara e contínua, com planeamento e estratégia estão criadas as condições para um clima organizacional de confiança, justiça e colaboração com um funcionamento eficaz e eficiente.

A aposta na Psicologia, Formação e Recursos Humanos ajuda as empresas a constituir, motivar e desenvolver as suas equipas de trabalho, a recrutar os melhores candidatos e a criar condições para uma cultura organizacional mais alinhada e comprometida com os seus objetivos e estratégias.

 

Notícia publicada no LinkedIn da Associação Nacional das PME’s 

Escrito por Mariana Paterna.

The following two tabs change content below.
Mariana Paterna

Mariana Paterna

A realizar Doutoramento. Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em Consulta Psicológica de Jovens e Adultos. Experiência e prática clínica desde 2006. Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Carreira, tendo uma ampla experiência e formação nesta área. É membro certificado GCDF (Global Career Development Facilitator) pelo Center for Credentialing & Education.
Mariana Paterna

Latest posts by Mariana Paterna (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *